Coluna Educação com Luzedna Glece – 07.03.2021 – Tecnologia e Educação no Século XXI – Parte I

Sinara Badaró Leroy

Coordenadora Colégio Avançar. Graduada em Pedagogia, Bacharel em Administração. Especialista em Educação a Distância e Mestre em Administração. Experiência Profissional na Gestão e Coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Processos Educacionais no Sistema FIEMG

 

As transformações oriundas de um mundo globalizado conduzem para o avanço da tecnologia o que leva as organizações a se adaptarem, e o ambiente escolar, não obstante também, faz parte deste cenário. Uma vez que instituições de ensino também vêm sofrendo demandas da sociedade mais exigentes quanto à qualidade, pois a produção do conhecimento no século XXI tornou-se fator indispensável para a sobrevivência humana. As tecnologias educacionais têm oportunizado contribuições consistentes a educação por meio dos profissionais de ensino que as utilizam em sua práxis educativas, para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

Porém, faz-se necessário refletir de que forma a tecnologia pode propiciar uma experiência rica do ponto de vista da aprendizagem, dos recursos tecnológicos que podem vir a redimensionar os conceitos de tempo e espaço da sala de aula, de modo a ampliar as perspectivas de alteridade em cada um dos alunos, na construção de um conhecimento contextualizado, em ambiente colaborativo de aprendizagem.

Em resposta pode-se afirmar que não é apenas a técnica de ensino que muda incorporando novas tecnologias, e sim a concepção de ensino que tem de repensar os seus caminhos. O mundo que hoje surge constitui ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade. É um desafio, porque o universo de conhecimentos tem sido revolucionado tão profundamente, que ninguém vai sequer perguntar à educação se ela quer se atualizar. Isso se deve a integração das novas tecnologias da informação e comunicação que já não são mais uma opção, pois estão conectadas as metodologias e estratégias de ensino. As escolas têm sofrido os impactos da pandemia do coronavírus, com aulas presenciais suspensas por tempo indeterminados, mantendo os custos de pessoas, impostos e infraestrutura que pesam no final do mês. A maioria com mensalidades inadimplentes e, além disso, o número de alunos matriculados não cobre os custos.  De fato, manter uma escola aberta atualmente é um “grande desafio para os gestores”.

Contudo, uma ideia falha, que muitas vezes se propaga na educação é a de que o surgimento de novas tecnologias, depende, necessariamente, da abundância de recursos, quando, na verdade, a inovação avança de modo mais eficiente em ambientes onde há restrição de recursos e limites estabelecidos que funcionam como um desafio criativo para as pessoas envolvidas neste processo. Apesar do ambiente de indefinição, quarentena e de restrições, o segmento educacional privado pode encontrar nas novas tecnologias, aliadas importantes para manter seu compromisso de educar crianças, jovens e adultos.

É possível supor que, ao nos depararmos com um cenário de crise, estamos diante de uma oportunidade para propor transformações significativas que podem mudar a forma como enxergamos o mercado educacional. O ensino remoto é uma solução, além das plataformas de Educação a Distância e as ferramentas de gestão, já bem inseridas no ambiente educacional brasileiro, novas concepções de ensino podem ganhar destaque e, inclusive, contribuir para uma mudança nas dinâmicas de ensino vigentes no Brasil.

A 2ª parte deste artigo será publicado na próxima edição. Um forte abraço!

98 respostas para “Coluna Educação com Luzedna Glece – 07.03.2021 – Tecnologia e Educação no Século XXI – Parte I”

  1. 이 키워드들은 한국의 인터넷 도박 및 가상화폐
    카지노 시장을 겨냥한 것으로 보입니다.
    ‘크립토 카지노’와 ‘비트코인 도박’은 디지털 화폐를 이용한 온라인 도박의 핵심을 나타내며,
    ‘한국 온라인 카지노’은 로컬 시장을 겨냥합니다.

    ‘ETH 카지노’와 같은 개별 가상화폐 관련 키워드도 포함되어 있어, 여러 디지털 화폐 사용자들의 관심을 끌 수 있습니다.

    ‘보안 BTC 카지노’와 ‘실시간 크립토 카지노’는 사용자들의
    핵심 요구사항인 보안과 실시간 게임 경험을 강조합니다.
    ‘모바일 비트코인 도박’은 모바일 기기가 대중화된 한국 시장의
    특성을 반영하며, ‘한국 암호화폐 베팅 사이트’는
    현지화된 서비스를 찾는 사용자들을 타겟팅합니다.
    이러한 키워드들은 가상화폐와 인터넷 베팅의
    접점에 있는 틈새 시장을 공략하고 있으며, 한국어 사용자들에게 특화된 콘텐츠를 제공하는 데 중점을
    두고 있습니다.

  2. 我已经 入微阅读了这篇博客 讨论。非常 同意 作者的 论点 。在此我诚挚地 邀您加入各位 客户 加入我们的加密赌场平台。我们致力于为用户提供 保障 、 透明 的加密货币 游戏 环境。在这里 您可以尽情 品尝 投资的 刺激 并有机会获得 阔绰 的 报酬 。我们拥有 高超 的 运作 团队 为您提供 全面 的 支持 。如果您对我们的平台感兴趣 , 请务必与我们 讨论 。我们将 竭尽全力 为您提供 最优质 的 体验 。 期待 您的加入

  3. Если вам требуется продать запчасти для
    грузовиков, значит, вы можете разместить объявление соответствующего содержания на нашем портале.

    Чтобы создать объявление о продаже
    грузовых запчастей, требуется на главной странице автомаркета кликнуть на
    иконку «Добавить объявление».
    При создании объявления о продаже запчастей для грузовиков следует помнить, что пункты, помеченные красной
    звездочкой, необходимо заполнять в обязательном порядке.
    Еще один вариант поиска объявлений о продаже запчастей для грузовиков состоит в следующем.
    Однозначно не стоит покупать запасные части
    для грузовиков от неизвестных производителей.
    Категория оригинальные грузовые запчасти самая дорогая, но при этом пользователь может быть на 100% уверен, что приобретенные запасные части подойдут для вашего
    автомобиля. В большинстве случаев оригинальные запчасти могут поставляться сторонними компаниями,
    у разных автопроизводителей данный показатель может составлять от 30%
    до 70%. Качественные запчасти для грузовых автомобилей
    от сторонних производителей стоят несколько дешевле.
    К первой относятся оригинальные запчасти для грузовиков, ко второй – запасные части,
    выпущенные сторонними производителями, третьи – контрафактная продукция неизвестных компаний.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *