Coluna Educação com Luzedna Glece – 07.03.2021 – Tecnologia e Educação no Século XXI – Parte I

Sinara Badaró Leroy

Coordenadora Colégio Avançar. Graduada em Pedagogia, Bacharel em Administração. Especialista em Educação a Distância e Mestre em Administração. Experiência Profissional na Gestão e Coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Processos Educacionais no Sistema FIEMG

 

As transformações oriundas de um mundo globalizado conduzem para o avanço da tecnologia o que leva as organizações a se adaptarem, e o ambiente escolar, não obstante também, faz parte deste cenário. Uma vez que instituições de ensino também vêm sofrendo demandas da sociedade mais exigentes quanto à qualidade, pois a produção do conhecimento no século XXI tornou-se fator indispensável para a sobrevivência humana. As tecnologias educacionais têm oportunizado contribuições consistentes a educação por meio dos profissionais de ensino que as utilizam em sua práxis educativas, para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

Porém, faz-se necessário refletir de que forma a tecnologia pode propiciar uma experiência rica do ponto de vista da aprendizagem, dos recursos tecnológicos que podem vir a redimensionar os conceitos de tempo e espaço da sala de aula, de modo a ampliar as perspectivas de alteridade em cada um dos alunos, na construção de um conhecimento contextualizado, em ambiente colaborativo de aprendizagem.

Em resposta pode-se afirmar que não é apenas a técnica de ensino que muda incorporando novas tecnologias, e sim a concepção de ensino que tem de repensar os seus caminhos. O mundo que hoje surge constitui ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade. É um desafio, porque o universo de conhecimentos tem sido revolucionado tão profundamente, que ninguém vai sequer perguntar à educação se ela quer se atualizar. Isso se deve a integração das novas tecnologias da informação e comunicação que já não são mais uma opção, pois estão conectadas as metodologias e estratégias de ensino. As escolas têm sofrido os impactos da pandemia do coronavírus, com aulas presenciais suspensas por tempo indeterminados, mantendo os custos de pessoas, impostos e infraestrutura que pesam no final do mês. A maioria com mensalidades inadimplentes e, além disso, o número de alunos matriculados não cobre os custos.  De fato, manter uma escola aberta atualmente é um “grande desafio para os gestores”.

Contudo, uma ideia falha, que muitas vezes se propaga na educação é a de que o surgimento de novas tecnologias, depende, necessariamente, da abundância de recursos, quando, na verdade, a inovação avança de modo mais eficiente em ambientes onde há restrição de recursos e limites estabelecidos que funcionam como um desafio criativo para as pessoas envolvidas neste processo. Apesar do ambiente de indefinição, quarentena e de restrições, o segmento educacional privado pode encontrar nas novas tecnologias, aliadas importantes para manter seu compromisso de educar crianças, jovens e adultos.

É possível supor que, ao nos depararmos com um cenário de crise, estamos diante de uma oportunidade para propor transformações significativas que podem mudar a forma como enxergamos o mercado educacional. O ensino remoto é uma solução, além das plataformas de Educação a Distância e as ferramentas de gestão, já bem inseridas no ambiente educacional brasileiro, novas concepções de ensino podem ganhar destaque e, inclusive, contribuir para uma mudança nas dinâmicas de ensino vigentes no Brasil.

A 2ª parte deste artigo será publicado na próxima edição. Um forte abraço!

95 respostas para “Coluna Educação com Luzedna Glece – 07.03.2021 – Tecnologia e Educação no Século XXI – Parte I”

  1. Если вам требуется продать запчасти для
    грузовиков, значит, вы можете разместить объявление соответствующего содержания на нашем портале.

    Чтобы создать объявление о продаже
    грузовых запчастей, требуется на главной странице автомаркета кликнуть на
    иконку «Добавить объявление».
    При создании объявления о продаже запчастей для грузовиков следует помнить, что пункты, помеченные красной
    звездочкой, необходимо заполнять в обязательном порядке.
    Еще один вариант поиска объявлений о продаже запчастей для грузовиков состоит в следующем.
    Однозначно не стоит покупать запасные части
    для грузовиков от неизвестных производителей.
    Категория оригинальные грузовые запчасти самая дорогая, но при этом пользователь может быть на 100% уверен, что приобретенные запасные части подойдут для вашего
    автомобиля. В большинстве случаев оригинальные запчасти могут поставляться сторонними компаниями,
    у разных автопроизводителей данный показатель может составлять от 30%
    до 70%. Качественные запчасти для грузовых автомобилей
    от сторонних производителей стоят несколько дешевле.
    К первой относятся оригинальные запчасти для грузовиков, ко второй – запасные части,
    выпущенные сторонними производителями, третьи – контрафактная продукция неизвестных компаний.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *