Mercado Central comemora 33 anos com exposições, oficinas, feira afro e shows

Discos de vinil, fitas cassete, artigos para casa e religiosos, itens típicos da culinária mineira, carnes e, é claro, aquela cervejinha gelada, além das mais diversas quinquilharias. O Mercado Central de Contagem, no bairro Inconfidentes, sem sombra de dúvidas, tem produtos para tudo quanto é gosto.

E, apesar de muita gente ainda não conhecer, ou melhor, desconhecer o espaço, o Mercado Central de Contagem está completando 33 anos. O centro de compras, que nasceu para ser um verdadeiro reduto do comércio popular, foi inaugurado no dia 13 de maio de 1989 e está mais vivo do que nunca. “O que é mais gostoso, de toda a história do mercado, é a clientela, a vizinhança, que conta que ali era um campo (de futebol) e que, quando começou a construção da estrutura do mercado, todo mundo ficou curioso para saber o que era. E hoje, essas pessoas, são clientes, frequentadores do mercado”, conta Camila Prata, responsável pelo marketing do Mercado Central de Contagem desde 2020, período em que o espaço, inclusive, começou a ganhar mais autoridade nas redes sociais.

Camila salienta que, além de valorizar o passado, o espaço está de olho no futuro. “As expectativas para os próximos anos são de crescimento. Acredito que estamos em expansão, mas, ao mesmo tempo, não queremos perder a tradição do mercado, porque escutamos dos clientes que o local ainda tem cara de mercado, tem memórias afetivas, lembranças”, pontua ela, frisando que parte dos frequentadores gostam da venda de balcão, da relação pessoal entre comerciante e freguês.

O Mercado Central de Contagem está localizado na rua Humberto de Moro, 391, no bairro Inconfidentes e funciona de segunda-feira a domingo. Atualmente, o local conta com 226 lojas, além de uma capela dedicada a São Judas Tadeu, que é o padroeiro dos comerciantes. “Queremos estruturá-lo melhor, com lojas mais atrativas, que ofereçam experiências ainda mais agradáveis e que todos os contagenses possam conhecer melhor o Mercado Central da cidade”, finaliza Camila Prata.

Agenda especial

Como parte das celebrações, o Mercado Central de Contagem vai sediar, entre neste fim de semana (13 e 15 de maio), com a entrada franca, a segunda edição da Feira Mercado Afro.

O evento vai reunir gastronomia, artesanato, serviços de beleza e estética, além de roupas, literatura e música. “A importância da feira é que ela reúne um conjunto de empreendedores e empreendedoras que trabalham com produtos e serviços que promovem e valorizam a cultura afro-brasileira e africana.

A feira é um encontro com a riqueza e a diversidade cultural”, afirma Adalete Paxeco, que integra a comissão organizadora da feira e que também é assessora da subsecretaria de trabalho e renda da Prefeitura de Contagem.

Está previsto também show com a cantora Adriana Araújo e banda, além de exposições e oficinas diversas

 

Programação completa

Sexta feira – 13/5

8H- Culto Ecumênico- Celebração pelos 33 anos do Mercado Central – Capela do Mercado Central

10H30 – Coral On-Line – Entrada principal 01

15H – Banda da Guarda Municipal – estacionamento externo

Sábado – 14/05

15H- Coral Contagem na Maturidade – estacionamento externo

Domingo 15/5

10H – Oficina de forró – Palco principal

– Oficina de desenhos para as crianças – Entrada principal 01

– Oficina de artesanato ao lado do Sicoob, nos três dias de Festividades

 

Programa/ II Edição Feira Mercado Afro Contagem

Sexta-feira 13/5

14H – Benção de Abertura na Feira Mercado Afro

14H30 – Solenidade de Abertura

Sábado 14/5

10H às 11H – Grupo de Folia de Reis do Nossa Senhora da Paz – Industrial – inicia no estacionamento externo e vem caminhando até o palco principal

12H às 14H – Samba de Roda Moinho – Palco Principal

14H – Roda de Conversa Tema: A valorização da cultura negra por meio da literatura. Convidados: Jurutan Alves Autor do livro “Os Reis – Fotografias Negras” e Lana Maria Alpino – Autora do livro : Luana – A boneca Africana

16H às 17H – Vandder Lima (Esmu) – Show autoral Durango

17H às 18H – Batalha do conhecimento- U- Manas

Tema: Identidade, cabelo e resistência na afirmação da negritude e ancestralidade

Domingo 15/5

10 às 12h – Oficina de ABAYOMI

12H às 14H – Show Adriana Araújo e Banda – Palco principal

– Exposições Temáticas nos três dias da feira:

  • Cartão de Visitas – fotografias de Robert Nonato
  • Menção honrosa a Yemanjá – ODUM ORIXÁS – 50 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *