No Giro da Bola com Ivan Marques (Japão) – 13.06.2022 – A violência no futebol

Com o retorno da prática do futebol em Contagem, após uma trégua da pandemia da covid-19, a bola voltou a rolar e com ela o retorno da violência nos campos durante as partidas. Um comportamento de atletas e dirigentes que achávamos que não existia mais em Contagem. Puro engano…

Na Copa Municipal promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, uns dirão que os fatos acontecidos foram poucos e esporádicos, apenas exceções. Mas, quem, administra o futebol não pode pensar assim, acreditando que em meio a tantos jogos os fatos deprimentes foram poucos.

Não tem justificativas agressões contra árbitros ou companheiros da equipe adversária, como aconteceram em alguns jogos da competição. Alguns desinformados que não procuraram saber dos fatos, preferem tecer suas críticas e destilar seus venenos em cima dos organizadores. Porém, deveriam saber antes de criticar o que originou os fatos lamentáveis, como brigas e agressões a árbitro ou brigas supostamente generalizadas.

No jogo entre Ressaca x Guanabara, uma partida que nem precisava ser realizada devido à irregularidade da equipe do Guanabara, que entrou em campo com atletas suspensos (artigo 214 do CBJD) e já não tinha chances de classificação, sendo somente um amistoso, já que, pelo regulamento, o Ressaca já havia conquistados os três pontos. A briga, que surgiu no campo, nada teve a ver com a organização da competição e o árbitro não deveria ter pronunciado a fala que ele fez circular entre o grupo.

No campo do Retiro, a agressão ao árbitro foi atitude de um atleta que não se conteve e partiu para vias de fatos. Foi punido conforme o regulamento da competição e se levado as barras de um Tribunal de Justiça Desportiva, ele seria enquadrado no artigo 254 § 2º que diz: “se a ação for praticada contra árbitros assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por 180 dias”. Portanto, que os agressores não reclamem de suas atitudes.

No jogo entre Granja Adélia versus Perobas, o Perobas foi eliminado da competição devido as ações de vandalismo de sua equipe, que acabou danificando o patrimônio público.

Que os dirigentes e atletas fiquem atento ao regulamento da Copa para não ficarem de fora da competição por atitudes inconvenientes. E que o verdadeiro espirito esportivo recaia sobre todos e que a Copa chegue ao seu final com o sucesso e alegria de todos, para o bem do nosso futebol.

 

Saudações!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *