Coluna Educação com Luzedna Glece(*) – 18.09.2022 –  Coaching educacional

Por Luzedna Glece

Coaching educacional

Os benefícios do Coach para o crescimento profissional e pessoal das pessoas, torna-se indiscutível, diante das pesquisas que demonstram com exatidão esse sucesso. Essa técnica, inicialmente, era mais usada em empresas, porém hoje, essa prática vem sendo adotada na área educacional, dentro do ambiente escolar, visando motivação para melhor desempenho de alunos, dos profissionais e das famílias.

Educar é uma arte maravilhosa, mas requer muita habilidade e competência. Problemas como falta de disciplina, comportamentos inadequados, falta de compromisso e parceria de algumas famílias, dificultam muito o alcance dos resultados almejados e devidos. Portanto, às instituições de ensino precisam constantemente buscarem novas ferramentas para tornar o aprender algo prazeroso e atraente. Adepta a associação dessa técnica para compor mais uma das metodologias utilizadas para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, sugiro a avaliação desse trabalho para os profissionais da área e, abaixo segue um texto de Pamella Mello.

Coaching nas escolas: a importância da metodologia e papel do profissional do coach na educação

Pamella Mello

Leard  and professional coach, analista comportamental

“A evolução da educação depende bastante da infraestrutura e do incentivo por parte do governo. Entretanto, mesmo com a falta de verbas e outros problemas socioeconômicos, o resultado ruim alcançado pelo Brasil ao longo de décadas, poderia ser melhorado com a atuação de um profissional de Coach nas instituições de ensino. Além de motivar e mentorar o professor para que ele alcance seus objetivos por meio do coaching, o profissional de Coach consegue maximizar suas competências e ainda engajar e estimular os alunos a extrairem o melhor de si e buscarem melhores resultados. Nossos alunos não podem se limitar a pensar que o que é ensinado em sala de aula é algo desinteressante e monótono. Eles precisam compreender que o que estão aprendendo é essencial para o futuro deles, tanto profissional quanto pessoal. O papel do coach é fazer com que os professores ampliem seu mapa de mundo, reaproximando-os com seus antigos ideais e propósitos, aqueles que os levaram a lecionar. Eles verão o impacto positivo de seu trabalho, voltando a entender que o esforço e a dedicação deles estão ligados ao futuro de nossos estudantes. Instituir o coaching nas escolas aumenta a cooperação entre os envolvidos, alunos, pais e professores, e contribui para o sucesso do sistema educacional, algo primordial para o desenvolvimento da nossa nação”.

 

(*)Luzedna Glece

Diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *