Arboviroses: Contagem amplia horário de mais sete Unidades Básicas de Saúde

Foto Adelcio Ramos

Para enfrentar o aumento dos casos suspeitos de dengue, a partir da última quarta-feira, dia 21, Contagem ampliou o horário de mais sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até às 19h, para atendimento exclusivo aos usuários com sintomas da doença. Ao todo, são 76 UBSs preparadas para atender os pacientes, de segunda a sexta, sendo 17 delas com horário estendido até às 19h.

A Secretaria Municipal de Saúde vem aumentando a assistência e o atendimento no SUS devido ao alto risco de epidemia de dengue na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e orienta a população a procurar atendimento, primeiramente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ao apresentar qualquer sintoma de dengue, como febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, dor no corpo, fraqueza, náuseas e vômitos, dor abdominal, e manchas vermelhas pelo corpo. É fundamental também o engajamento da população para eliminar os resíduos que acumulam água parada onde o mosquito Aedes aegpyti prolifera.

Atendimentos

No último dia 9 de fevereiro, foi decretada emergência em saúde pública em Contagem, devido o aumento da procura pelas unidades de saúde.  Além do horário estendido nas UBSs, a Central de Hidratação Eldorado, que reforça o atendimento às arboviroses no SUS Contagem, terá sua capacidade dobrada nos próximos dias. Atualmente, sua capacidade é de 120 pacientes por dia. Desde a sua inauguração no último dia 6 de fevereiro, mais de 2.000 usuários, com sintomas de dengue, já passaram pelo local. Os casos estão sendo monitorados e, conforme necessidade, poderão ser abertas novas centrais de hidratação.

Segundo explicou o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, as unidades de saúde têm capacidade para fazer o exame de hematócrito, que identifica se a pessoa precisa ou não fazer hidratação venosa na própria UBS. “Estamos com 17 unidades com horário estendido. Recomendamos que o usuário procure inicialmente a UBS, para não ter sobrecarga na Central de Hidratação e nas Upas que devem ser procuradas em caso de urgência”, disse.

Atendimento Pediátrico

Para atendimento às crianças com sintomas de dengue, os pais ou responsáveis podem procurar a UBS ou, em caso de urgência, as Upas Industrial, Vargem das Flores e Ressaca, que são referência em pediatria.

Limpeza de lotes vagos

A Prefeitura também está realizando uma ampla campanha pela eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, como uma das formas de enfrentamento à epidemia de dengue que afeta Minas Gerais.

Um dos alvos são os lotes vagos devido ao acúmulo de mato, lixo e recipientes com água parada. Assim, mais de 9 mil proprietários estão recebendo uma notificação por parte da Diretoria de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), para que façam a limpeza, o cercamento e a construção do passeio público.

As notificações estão sendo enviadas via Correios e uma lista foi publicada no Diário Oficial de Contagem. De acordo com o superintendente de Fiscalização Urbanística, Wilson Benevides, os proprietários têm prazo de 30 dias para a execução dos serviços e, findado esse período, os fiscais da Prefeitura farão diligências para verificar o cumprimento das exigências. Em caso de descumprimento, serão aplicadas as multas, que variam de R$ 665,98 a R$ 1.665,09.

Denúncia

As denúncias de lotes sujos, inclusive anônimas, podem ser feitas para a Fiscalização de Posturas, por meio da Ouvidoria do município ou pelo sistema de geoprocessamento: htt ps://geoprocessamento. contagem.mg.gov.br/portal/apps/sites/#/e-fisc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *