Fórum de Contagem vai abrigar posto avançado da Justiça Federal

Foto Juarez Rodrigues

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, no início de fevereiro, uma visita de cortesia da presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes.

Durante a reunião, foi selado um acordo para que seja montado um posto avançado da Justiça Federal no Fórum de Contagem para que os cidadãos possam fazer atermações e perícias, já que o TRF-6 transferiu a jurisdição de todas varas federais de Contagem para Belo Horizonte.

Para o presidente do TJMG, essa parceria será produtiva e positiva em todos os aspectos. “Traçamos aqui algumas diretrizes para que possamos fazer cooperações e parcerias em algumas comarcas, além de Contagem, e também nos fóruns digitais. Vamos disponibilizar espaços para o TRF6 nestes locais, resolvendo a questão de competência delegada, que é um tema importante para o judiciário estadual, e o judiciário federal irá resolver questões ligadas ao INSS, desafogando a nossa Justiça”, afirmou.

A desembargadora Mônica Sifuentes destacou que a parceria é um retrato da nova filosofia da administração judiciária, em que os órgãos públicos agem em cooperação e auxiliam uns aos outros com o objetivo de prestar o melhor serviço ao cidadão. “Com isso, os jurisdicionados poderão encontrar em um único espaço o atendimento que necessitam em âmbito estadual e federal, sem que tenham que se deslocar para outro fórum. As pessoas vão ter acesso não apenas à jurisdição Cível e Criminal, prestada pelo TJMG, como também à jurisdição Previdenciária. Será um grande ganho para a população de Contagem”, disse a presidente do TRF-6.

Participaram também da reunião o superintendente administrativo adjunto de Governança, desembargador Marcos Lincoln, os juízes auxiliares da Presidência, Marcela Maria Pereira Amaral Novais e Thiago Colnago, e o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Mendes do Valle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *