Protetores pedem volta das castrações e ações em defesa dos animais

As castrações de animais em Contagem foram interrompidas durante a pandemia, desde março no ano passado, pelo fato de alguns insumos e recursos serem concentrados para o enfrentamento da Covid-19 no município. Com a estabilização dos números do coronavírus, há alguns meses, os protetores de animais vêm cobrando o retorno dos atendimentos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Contagem.

Nesta semana, a Câmara Municipal ampliou a voz desse grupo, recebendo, na Tribuna Livre, a protetora Marilene José da Silva, também conhecida como Leninha. Ela apresentou um vídeo sobre a grande população de animais de rua na cidade, falou das dificuldades do trabalho voluntário, e cobrou mais apoio do poder público para a causa.

Marlene José da Silva abordou os temas vacinação, castração dos animais e proliferação da febre maculosa, raiva e esporotricose. Ela também explicou os objetivos do movimento, sobre a conscientização e proteção aos direitos animais. “Estou aqui hoje por que não aguento mais ver tanto sofrimento dos animais”, afirmou, apresentando documentos com várias solicitações, inclusive pela volta imediata das castrações e o pedido a todos vereadores para abraçarem a causa.

O vereador Bruno Barreiro solicitou o uso da palavra, para, em uma posição firme, reafirmar seu apoio aos membros do movimento. “Parabenizo a Marlene e a todos voluntários que cuidam da proteção dos animais. Quero deixar bem claro que o Mandato do Vereador Bruno Barreiro no ano de 2020 destinou uma emenda Parlamentar no valor de R$ 430.532,57,  destinada à expansão e qualificação das ações da vigilância em saúde ambiental, controle da Zoonoses e controle populacional dos animais”, esclareceu, acrescentando que a emenda foi destinada no ano passado (2020) para ser executado este ano (2021). “Então, vamos alinhar com o diretor da Zoonoses, José Renato, porque receita destinada a castração esse vereador colocou na cidade como prioridade”, pontuou.

Bruno Barreiro também parabenizou e colocou a Comissão dos Direitos Animais da Câmara Municipal à disposição de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *